Como escolher o Curso certo na faculdade

Escolher um curso para a faculdade pode ser a decisão mais difícil que você já tomou em sua vida como estudante.

Afinal de contas, seu curso determinaria quais cadeiras você faria, quais amigos você faria e quais carreiras poderia seguir depois de se formar. E, no entanto, o que me incomoda é que muitos estudantes universitários que conheço ainda não sabem ao certo se o curso escolhido é adequado para eles ou não.

4 Dicas simples em como escolher o melhor curso da faculdade para você.

1. Considere sua preferência.

De quais matérias você gosta? Pelo que você é apaixonado?

Você precisa pensar sobre as coisas de que gosta genuinamente e escolher seu curso com base nelas. Não pense muito sobre como seria depois da faculdade; apenas pense que enquanto você estiver lá, você não está se forçando demais.

Também ajuda a determinar como é a sua personalidade e em que tipo de ambiente você prefere se colocar. Dessa forma, você pode restringir as universidades e algumas categorias para a sua busca pelo curso, de acordo com o que você está confortável.

2. Procure por cursos semelhantes.

Vamos dizer que você gostaria de ter uma administração de empresas. Pesquisa e você verá que existem vários cursos relacionados a ele.

Existem universidades que oferecem disciplinas em tecnologia para acompanhar os negócios, para que você possa aprender a desenvolver sites e sistemas para o seu negócio. Há outros que oferecem administração de empresas ligada a artes.

Veja, você ainda pode aprimorar alguma outra habilidade ou talento escolhendo um curso que possa segmentar dois de seus interesses de uma só vez. Ou talvez você queira explorar outra e encontrar um curso que inclua sua primeira escolha e a escolha que você está considerando. Você pode até se deparar com um curso que nunca soube que gostaria até ler sobre isso!

3. Peça sugestões.

Claro, você não deve deixar ninguém influenciar muito sua escolha. Mas, em alguns casos, você pode pedir ajuda a familiares, amigos ou até mesmo a um professor próximo. Eles conhecem você e podem saber coisas sobre você que você nem percebe. Explique-lhes o que você considerou e pergunte se eles têm alguma sugestão para um determinado curso ou campo.

4. Listar opções alternativas.

Para fazer essa lista, o que você pode fazer é primeiro ler os nomes e descrições de cada curso de uma escola e colocar os que achar interessantes em uma lista.

Depois de criar essa lista, tente reduzi-la para apenas cinco dos cursos que mais lhe interessam. Além disso, tente limitar os campos dos seus cursos. Minha sugestão é deixá-lo em dois, como colocar apenas cursos de ciências e negócios, ou cursos de humanidades e ciências sociais.

Se os seus cinco principais cursos que você selecionou são muito diferentes um do outro, talvez seja necessário um pouco mais de auto-observação sobre o que você realmente quer considerar como um caminho de carreira em sua vida.

Se esse for o seu problema, leia artigos que ajudarão você a determinar suas habilidades, interesses e metas na vida e como eles podem ajudá-lo a encontrar o curso universitário certo.

Notas Finais

Como eu disse, escolher um curso universitário pode ser uma das decisões mais difíceis que você já tomou em sua vida como estudante. Mas ao fazer essas quatro etapas accionáveis, você deve se sentir muito mais confiante e feliz com sua decisão.

Deixa o seu comentário e partilha

Ler também: Exames de Admissão 2020 {Como preparar-se}

1,205 total views, 5 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*