Dados e informação

sistema de informacao

Antes de mais gostaríamos de agradecer por visitar o nosso site, o mesmo é focado principalmente na Educação e Tecnologia. Continue lendo

Dados e informação são dois termos usados muitas vezes com o mesmo sentido; no entanto, nas Tecnologias de Informação (TI), é costume fazer-se a distinção entre eles.

Dados – são representações codificadas de objectos, factos, pessoas ou outros tipos de entidades ou acontecimentos; essas representações codificadas podem ser palavras, símbolos, números ou outros tipos de sinais.

Informação – diz respeito a conjuntos de dados articulados entre si, de modo a assumirem um certo significado para os seres humanos.

Para as organizações e os seus sistemas de informação, os dados são vistos como registos bruto, ou seja, antes de serem tratados e organizados. Por sua vez, informação é constituída por dados depois de tratado e organizados de forma significativa para os seres humanos.

Para uma empresa ou outro tipo de organização, a informação refere-se a objectos ou acontecimentos com importância para o funcionamento dessa organização, tais como: mercadoria, compras, vendas, movimentos de dinheiro, instalações, maquinarias, pessoas, processos de trabalho, etc.

Portanto, podemos avançar que um sistema de informação é o conjunto de recursos utilizados para recolher e tratar os dados e a informação que são importantes para a actividade de uma organização.

Sistema de informação para uma organização

De uma forma simplificada, podemos dizer que um sistema de informação (SI) para uma organização é o conjunto integrado de recursos humanos e tecnológicos, cujo objectivo é satisfazer adequadamente as necessidades da organização em termos de informação.

Elementos ou componentes que constituem um sistema de informação

  • Recursos humanos (pessoas);
  • Recursos tecnológicos (equipamentos informáticos, telecomunicações, etc.);
  • Dados e informação;
  • Processos de trabalho.

Objectivo de sistema de informação: satisfazer adequadamente as necessidades de informação de organização.

A realização desse objectivo passa por diferentes tipos de actividades, nomeadamente:

  • Recolher dados e informação;
  • Processar e armazenar os dados;
  • Distribuir e disponibilizar a informação a quem dela necessita.

Este artigo termina por aqui, esperamos que tire o proveito dessa informação. Até ao próximo artigo

 

26 total views, 2 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*