Parte 1: Sistema de cadastro com PHP PDO e Mysql

Aló pessoal, neste tutorial vamos aprender como criar um pequeno sistema de cadastro usando linguagem PHP pdo e Mysql.

Mas antes de mais vou deixar um conteúdo básico de todas as ferramentas que iremos usar na criação do nosso sistema.

Requisitos:

XAMPP, pode ser baixado a partir deste link.

Visual Studio Code: pode ser baixado a partir deste link.

Para além do Visual Studio Code existe vários editores que podemos usar tais como: Notepad, Brackets, Atom, Bluefish, Light Table.

O que é XAMPP

XAMPP significa Cross-Platform (X), Apache (A), MariaDB (M), PHP (P) e Perl (P). Como o XAMPP é uma distribuição simples e leve do Apache, é extremamente fácil para os desenvolvedores criarem um servidor da Web local para fins de teste e implantação. Tudo o que você precisa é configurar um servidor web – aplicativo de servidor (Apache), banco de dados (MariaDB) e linguagem de script (PHP). O XAMPP funciona igualmente bem no Linux, Mac e Windows.

O que é phpMyAdmin

PhpMyAdmin é um aplicativo da web gratuito que fornece a parte gráfica conveniente para trabalhar com o sistema de gerenciamento de banco de dados MySQL. É a ferramenta de administração mais popular do MySQL que é usada por milhões de usuários em todo o mundo.

Escrito em PHP, ele tem todas as funções comuns que você pode precisar ao desenvolver um aplicativo ou site baseado em MySQL.

O que é MySQL

MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS) de software livre suportado pela Oracle, baseado em SQL (Structured Query Language).

O MySQL é executado em praticamente todas as plataformas, incluindo Linux, UNIX e Windows. Embora possa ser usado em uma ampla gama de aplicações, o MySQL é mais frequentemente associado a aplicações web e publicação online.

O que é PHP

PHP é uma linguagem de script do lado do servidor que é usado para desenvolver sites estáticos ou sites dinâmicos ou aplicativos da Web. PHP significa Hypertext Pre-processor, que anteriormente significava Personal Home Pages.

Scripts PHP só podem ser interpretados em um servidor que tenha o PHP instalado. Os computadores clientes que acessam os scripts PHP exigem apenas um navegador da web. Um arquivo PHP contém tags PHP e termina com a extensão “.php”

A extensão PHP Data Objects (PDO) define uma interface leve e consistente para acessar bancos de dados no PHP. Cada driver de banco de dados que implementa a interface do PDO pode expor recursos específicos do banco de dados como funções de extensão regulares. Note que você não pode executar nenhuma função de banco de dados usando a extensão PDO sozinha, você deve usar um driver PDO específico do banco de dados para acessar um servidor de banco de dados.  Fonte: https://www.php.net/manual/en/intro.pdo.php

Visual Studio Code

O Visual Studio Code é um editor de código-fonte leve, mas poderoso, que é executado em sua área de trabalho e está disponível para Windows, macOS e Linux. Ele vem com suporte embutido para JavaScript, TypeScript e Node.js e possui um rico ecossistema de extensões para outras linguagens (como C ++, C #, Java, Python, PHP, Go) e tempos de execução (como .NET e Unity). .

Bom, por agora é isso pessoal. Na segunda parte desse tutorial iremos preparar o nosso ambiente de desenvolvimento.

Abraços.

Parte 2: Sistema de cadastro com PHP PDO e MySQL

192 total views, 3 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*